Inscreva-se já!
Os maiores nomes do mercado de Cloud Computing Em uma conferência recheada de
negócios, oportunidades e informações

Oracle enfrenta Amazon e Salesforce.com com novos serviços de cloud

A Oracle anunciou hoje na Oracle OpenWorld, em San Francisco, a oferta de uma série de novos serviços de cloud computing e está acumulando um largo arsenal para brigar em 2014 diretamente contra a concorrência no segmento de nuvem, especialmente Amazon Web Services (AWS) e Saleforce.com.

A atual oferta da companhia de aplicações SaaS (software-as-a-service) e database-as-a-service será ampliada com dez novos serviços de cloud, que vão de database a Java.  A maioria dos novos serviços está em modo "preview", o que quer dizer que eles estão em uso experimental por um range de 20 a 100 clientes e deverão ser oferecidos abertamente em 2014.

A Oracle a também anunciou o Cloud Marketplace, um site no qual parceiros poderão listar aplicações que se integram com os produtos da Oracle e onde os clientes poderão comprar ou baixar produtos. Alguma semelhança ao AppExchange da Salesforce.com não é, certamente, coincidência.

A lista de novos serviços de nuvem inclui produtos como Compute Cloud e Object Storage Cloud, ambos similares a serviços oferecidos pela AWS. Ambos estão em modo "preview" no site da empresa.

O serviço Database Cloud dará aos clientes controle sobre instâncias dedicadas do banco de dados da Oracle. "Nos faremos o back up toda noite, vamos lhes dar um ponto no tempo para recuperação de arquivos, fazemos upgrade de software para ele e também poderemos fazer o ajuste fino se você necessitar", disse o vice presidente executivo de desenvolvimento de produtos, Thomas Kurian, durante o keynote de lançamento nesta terça-feira (24/09) no OpenWorld.

O serviço, pelo slide de apresentação, possivelmente será oferecido em três gradações - Basic, Managed e Premium Managed - o que quer dizer que diferentes clientes e diferentes custos de serviços estão sendo planejados.

A Oracle também anunciou a Java Cloud, que oferece clusters do Weblogic Server com controle administrativo total, segundo a empresa; a BI (business intelligence) Cloud, com ferramentas self-service para fazer upload de dados e gerar paineis de controle; a Documents Cloud, para compartilhamento de arquivos e colaboração; a Mobile Cloud, com ferramentas para construir aplicações móveis seguras e um serviço de backup de banco de dados, esses três últimos também no modo preview.

A Oracle anunciou também um serviço de nuvem para gestão de Billing e Vendas, voltado para empresas que utilizam serviços de cobrança de assinaturas.

Ou seja, a empresa, aparentemente, não quer deixar "nenhum ponto sem nó" e cercar todas as necessidades dos seus clientes no que diz respeito a Cloud Computing. Os preços ainda não foram divulgados, mas Kurian diz que a empresa planeja ser bem competitiva nesse terreno.

Do ponto de vista do cenário de cloud, no qual a diversidade de oferta e players é a grande diferença, a postura da Oracle pode parecer uma tentativa de monopolizar o cenário.

Mas, segundo o vice-presidente sênior de desenvolvimento de aplicações, Chris Leone, ela quer endereçar um ponto crítico levantado por clientes: muitos se vêem perdidos quando têm de lidar com "quatro, cinco, seis diferentes fornecedores, todos com SLAs diferentes" e perguntam se há uma alternativa para unificar tudo isso.

Se a resposta será o modelo Oracle, só veremos daqui a alguns meses de fato, mas o "drive" dos executivos da companhia parece ser brigar para valer.

Fonte: ComputerWorld

Patrocinadores

Patrocinadores Diamond

UOL Host

Mandic

Patrocinadores Platinum

Rackspace

Patrocinadores Gold

Locaweb

Patrocinadores Silver

Red Hat

SuperMicro

Fusion-io

Neuwald

Patrocinadores Bronze

4Linux - Free Software Solutions

ServerLoft

ShapeBlue

 
Apoio:












Organização:



Promoção:


Mídia oficial:


Mídias de apoio:





Últimas Notícias

28/10/2013

A nova era Cloudnomics
Leia mais

22/10/2013

Para deter os EUA, Brasil e Europa negociam regras comuns para computação em nuvem
Leia mais

15/10/2013

Corretagem na nuvem é tendência para 2014
Leia mais

14/10/2013

CloudConf 2013 aproxima profissionais e fornecedores de serviços para cloud computing
Leia mais

04/10/2013

CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!
Leia mais

Outras notícias

Mapa do site
Sobre a CloudConf LatAm 2013 Inscreva-se! Programação do evento
Oportunidades de patrocínio LocalizaçãoContato
Últimas notícias Edição anteriorSiga-nos no Twitter