Inscreva-se já!
Os maiores nomes do mercado de Cloud Computing Em uma conferência recheada de
negócios, oportunidades e informações

Oracle lança no Brasil versão 12c do banco de dados para plataforma cloud

A Oracle anunciou nesta quarta-feira, 11/09, a disponibilização no Brasil do Oracle Database 12c, última versão do seu banco de dados, cujo principal gancho envolve a oferta intensiva de recursos para rodar em Cloud Computing e a otimização da performance no processamento de informações e consumo de hardware.

Segundo a empresa, ao portar seus aplicativos e bases de dados para o 12c as empresas conseguem otimizar o recurso de uso de memória dos servidores e rodar cinco vezes mais bases de dados na mesma máquina. O diferencial, segundo Fabio Rodriguez, diretor sênior de Desenvolvimento de Negócios de Banco de Dados da Oracle para América Latina, é que a versão 12c sai da arquitetura tradicional de endereçamento de recursos para bases de dados e adota uma nova arquitetura chamada Multitenant que passa a considerar cada banco de dados como um plug (plugable database).

Na nova arquitetura, cada nova base de dados plugada ao sistema é vista de forma independente, mas compartilha memória em processos com todas as bases como se fossem uma só, ao invés de exigir multiplicação dos recursos do hardware. Rodriguez usa a imagem de um condomínio para exemplificar o modelo de uso compartilhado e otimizado de recursos e processos comuns do sistema.

"Estamos lançando o primeiro banco de verdade para a nuvem e o foco principal do 12 é a consolidação. A nova arquitetura maximiza a utilizacao do hardware já existente o que quer dizer mais aplicações rodando por servidor", diz Rodriguez. O conceito de plug permite que diferentes bases possam ser plugadas em diferentes nuvens mas enxergadas como uma só na hora de aproveitar recursos comuns. E processos como backup, por exemplo, tiram proveito da arquitetura de container e permitem executar ao mesmo tempo vários bancos plugados vistos como um só (um container comporta 252 bancos de dados).

Fernando Lemos, vice-presidente de tecnologia da Oracle para América Latina, diz que a nova versão 12c incorpora 500 novos recursos e envolveu  investimentos de 2,5 mil homens/hora por ano (o novo produto está sendo lançado cinco anos após a versão anterior). Lemos destaca que o 12c foi desenvolvido em torno dos quatro pilares da nova plataforma de computação, endereçando os desafios de mobilidade, big data, cloud computing e social mídia com que os CIOs precisam lidar.

"Ele incorpora big data e analytics, que trabalham com dados estruturados e não estruturados; alta disponibilidade; velocidade, tecnologias in memory; segurança e escalabilidade", explica Lemos.

Outros recursos incluem otimização automática de dados armazenados, que aplica uma algoritmo de compressão de dados a partir da análise da intensidade do uso da informação; a segurança, que reduz a sensitividade dos dados expostos aos diferentes usuários utilizando uma tecnologia de data redaction que mascara dados de acordo com os privilégios de uso de cada operador, tanto em tela quando em material impresso e o recurso de Data Guard Far Sync, que elimina a latência do acesso a informações instaladas em diferentes bancos de dados distantes independente da velocidade da conexão.

No Brasil, 50 parceiros da empresa já foram treinados para comercializar e dar suporte à versão12C e a Oracle tem a sua própria consultoria, Migration Factory, para facilitar a migração das versões anteriores ou de outras plataformas concorrentes. Para os usuários das versões 10 e 11 a migração pode ser em um passo, diz Lemos. Já versões anteriores à 10 precisarão de mais um passo antes de chegar à 12c.

O modelo de licenciamento e custo do produto não mudou, mas os novos recursos citados fazem parte de módulos incorporados ao sistema e que devem ser licenciados pelos usuários a partir da análise do que necessitam dentro do seu plano de migração para cloud ou de otimização de recursos.

Segundo Rodriguez, o novo banco de dados em cloud já roda aplicativos da família Peoplesoft e deverá rodar nos próximos meses Business Suíte e J.D. Edwards e até o final do ano Siebel. "Ao mesmo tempo a SAP está homologando seu ERP para oferecer com essa versão aos seus clientes", finaliza.

Via Assessoria de imprensa

Patrocinadores

Patrocinadores Diamond

UOL Host

Mandic

Patrocinadores Platinum

Rackspace

Patrocinadores Gold

Locaweb

Patrocinadores Silver

Red Hat

SuperMicro

Fusion-io

Neuwald

Patrocinadores Bronze

4Linux - Free Software Solutions

ServerLoft

ShapeBlue

 
Apoio:












Organização:



Promoção:


Mídia oficial:


Mídias de apoio:





Últimas Notícias

28/10/2013

A nova era Cloudnomics
Leia mais

22/10/2013

Para deter os EUA, Brasil e Europa negociam regras comuns para computação em nuvem
Leia mais

15/10/2013

Corretagem na nuvem é tendência para 2014
Leia mais

14/10/2013

CloudConf 2013 aproxima profissionais e fornecedores de serviços para cloud computing
Leia mais

04/10/2013

CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!
Leia mais

Outras notícias

Mapa do site
Sobre a CloudConf LatAm 2013 Inscreva-se! Programação do evento
Oportunidades de patrocínio LocalizaçãoContato
Últimas notícias Edição anteriorSiga-nos no Twitter