Inscreva-se já!
Os maiores nomes do mercado de Cloud Computing Em uma conferência recheada de
negócios, oportunidades e informações

Governo de SP investe em nuvem e permite a pacientes do SUS acessar prontuários pela Internet

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (19), durante uma coletiva de imprensa no InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas, de São Paulo), o investimento de R$ 56 milhões em uma iniciativa de computação em nuvem ‘S4SP’, que promete unificar todos os prontuários médicos de pacientes da rede pública de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde).

Não apenas os pacientes, mas os médicos e profissionais do setor poderão acessar exames e prontuários pela internet, como atualmente é feito em alguns laboratórios particulares. A tecnologia desenvolvida pela Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) foi testada em 11 hospitais em 2012.

A meta, segundo o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, é que até o final do ano o sistema seja disponibilizado em 22 hospitais, e chegue a 57 em 2014. “Queremos interligar também ambulatórios, laboratórios e farmácias da administração direta do Estado”, detalhou o governador. A informatização vai começar, entretanto, pelas unidades estaduais de saúde e, depois haverá a integração com as redes municipais - começando pela capital paulista.

Alckimin ressaltou que São Paulo deve ser o primeiro Estado “com a tecnologia da informação melhorando gestão para o atendimento de saúde”, e disse que o acesso de profissionais aos exames e informações clínicas dos pacientes vai gerar mais eficiência. “Será um grande ganho em eficiência para a saúde pública do estado de São Paulo”, declarou.

Na ocasião, o secretário municipal da saúde de São Paulo, que pediu demissão do cargo na última quarta-feira (14), Giovanni Cerri, declarou que essa foi a última iniciativa da sua gestão, mas considerada essencial para a modernização da infraestrutura no setor. “Nosso projeto na Secretaria tinha três grandes pilares: regionalização, humanização e informatização. Essa última exigiu um trabalho técnico intenso e já está em funcionamento em vários hospitais”.

Saúde pública com nuvem privada

A computação em nuvem privada foi o sistema escolhido pela Secretaria do Estado de São Paulo para realização do projeto e, segundo a Prodesp, todas as informações serão hosteadas no datacenter da estatal, que atualmente armazena informações sobre o IPVA e os dados da Secretaria da Fazenda.

André Luiz de Almeida, diretor técnico da Prodesp, ressalta que a escolha da computação em nuvem se deu pelo investimento inicial e baixo custo. “Seria necessário capacitar profissionais para gerenciar servidores nos hospitais, e essa mão de obra a gente não encontra, então optamos pela nuvem”.

O gestor comenta que os riscos de telecomunicações foram considerados no projeto, “toda a unidade tem dois canais de comunicação por cabo e um por banda de celular, que será usado para questões de extrema emergência”, e afirma que em casos de desastres a rede não ficará inoperante.

A iniciativa contou com parceria de grandes líderes do setor de tecnologia da informação e comunicação, como Oracle, IBM e Microsoft. “Temos uma rede espalhada por todo o Estado e a Intragov conecta os hospitais ao nosso datacenter, onde temos como parceiros tecnológicos todos os grandes players de tecnologia. Em algum momento do projeto, empresas como IBM, Oracle e Microsoft estiveram envolvidas, e na parte da Intragov, muitos produtos são da Cisco”, afirmou João Gilberto, gerente comercial da instituição.

Gilberto acrescentou que a operação da rede foi resultado de uma licitação e é operada pela Telefônica Vivo. “Usamos toda a infraestrutura que já existe hoje no datacenter da Prodesp e em uma rede Intragov para comunicação com as unidades operada pela Vivo”, conta.

Fonte: IPNews

Patrocinadores

Patrocinadores Diamond

UOL Host

Mandic

Patrocinadores Platinum

Rackspace

Patrocinadores Gold

Locaweb

Patrocinadores Silver

Red Hat

SuperMicro

Fusion-io

Neuwald

Patrocinadores Bronze

4Linux - Free Software Solutions

ServerLoft

ShapeBlue

 
Apoio:












Organização:



Promoção:


Mídia oficial:


Mídias de apoio:





Últimas Notícias

28/10/2013

A nova era Cloudnomics
Leia mais

22/10/2013

Para deter os EUA, Brasil e Europa negociam regras comuns para computação em nuvem
Leia mais

15/10/2013

Corretagem na nuvem é tendência para 2014
Leia mais

14/10/2013

CloudConf 2013 aproxima profissionais e fornecedores de serviços para cloud computing
Leia mais

04/10/2013

CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!
Leia mais

Outras notícias

Mapa do site
Sobre a CloudConf LatAm 2013 Inscreva-se! Programação do evento
Oportunidades de patrocínio LocalizaçãoContato
Últimas notícias Edição anteriorSiga-nos no Twitter