Inscreva-se já!
Os maiores nomes do mercado de Cloud Computing Em uma conferência recheada de
negócios, oportunidades e informações

Serviços de arquivos baseados em nuvem preocupam PMEs

Funcionários de pequenas e médias empresas (PMEs) têm se voltado para serviços de compartilhamento de arquivos em ambiente de nuvem, como o Dropbox, e seus empregadores têm permitido o uso, mas não sem algumas preocupações significativas. Essa é a conclusão de uma pesquisa conduzida pela Spiceworks, que oferece uma plataforma social de negócios para a TI e gestão de conteúdo. A pesquisa contou com 323 entrevistados na América do Norte e EMEA (Europa, Oriente Médio e África) sobre o uso de ferramentas para compartilhamento de arquivos, e-mail e software de produtividade.

Cerca de 42 desses entrevistados afirmaram utilizar serviços de e-mail baseados em nuvem, enquanto outros 6% planejam testar alguns desses serviços nos próximos seis meses; cerca de 14% utilizaram serviços de produtividade, e novamente 6% declararam planejar fazê-lo dentro dos próximos seis meses. Dos três aplicativos na nuvem - compartilhamento de arquivos, e-mail e software de produtividade - o de compartilhamento de arquivos saiu na frente, com 52% de adesão dos entrevistados, e outros 9% planejando a adoção de uma plataforma de compartilhamento em nuvem nos próximos seis meses.

"Mais da metade dos entrevistados afirma que tem utilizado serviços de computação em nuvem para compartilhamento de arquivos em suas organizações atualmente", diz a pesquisa, "e há uma possibilidade de que cada empresa passe a ter algum nível de atividade relacionada ao compartilhamento de arquivos, levando-se em conta que os próprios funcionários tendem a trazer esses serviços para seus ambientes de trabalho".

De fato, um terço dos entrevistados afirma ter tomado conhecimento de seus funcionários fazendo uso de serviços de compartilhamento de arquivos em ambiente de nuvem em um contexto de trabalho sem que houvesse aprovação prévia para isso, enquanto outros 5% declararam-se inseguros sobre o que seus empregados estão fazendo. "Os departamentos de TI estão divididos sobre como gerenciar esse comportamento, com 31% das empresas permitindo que seus funcionários utilizem o provedor que quiser", de acordo com o relatório apresentado, e outros 32% desencorajarm o comportamento em algum nível". Por outro lado, empresas norte-americanas são aparentemente mais susceptíveis a possuir um fornecedor formal de compartilhamento de arquivos para uso de seus funcionários no dia-a-dia.

Apesar de uma porcentagem considerável dos entrevistados permitir que seus funcionários utilizem serviços de compartilhamento de arquivos baseados em nuvem, tal permissão acompanha uma certa mentalidade paranóica. Entre as alegações, 73% se mostraram preocupados com a "falta de controle em torno dos dados e das questões de segurança", seguido por 49% citando "a responsabilidade legal e compliance" como cruciais, 48% afirmaram que a "confiabilidade" seria o problema, e 36% afirmaram se tratar de uma "dor de cabeça em termos de gestão". Apenas 6% permaneceram alegremente despreocupados com a questão.

PMEs com baixo orçamento juntaram-se ao fenômeno "BYOD" (de "Bring Your Own Device" ou "traga seu próprio dispositivo", na tradução livre), na qual funcionários usam seus dispositivos pessoais no ambiente de trabalho. Tal é o avanço das fronteiras entre trabalho e funções pessoais estendidas do hardware para o software, tendo esses mesmos funcionários no passado começado a usar serviços como o Gmail e Box para enviar e armazenar arquivos pessoais e de trabalho. E claro que isso também leva a preocupações de segurança e privacidade de qualquer administrador de TI que se preze.

Fonte: SlashCloud [em inglês]. 

Patrocinadores

Patrocinadores Diamond

UOL Host

Mandic

Patrocinadores Platinum

Rackspace

Patrocinadores Gold

Locaweb

Patrocinadores Silver

Red Hat

SuperMicro

Fusion-io

Neuwald

Patrocinadores Bronze

4Linux - Free Software Solutions

ServerLoft

ShapeBlue

 
Apoio:












Organização:



Promoção:


Mídia oficial:


Mídias de apoio:





Últimas Notícias

28/10/2013

A nova era Cloudnomics
Leia mais

22/10/2013

Para deter os EUA, Brasil e Europa negociam regras comuns para computação em nuvem
Leia mais

15/10/2013

Corretagem na nuvem é tendência para 2014
Leia mais

14/10/2013

CloudConf 2013 aproxima profissionais e fornecedores de serviços para cloud computing
Leia mais

04/10/2013

CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!
Leia mais

Outras notícias

Mapa do site
Sobre a CloudConf LatAm 2013 Inscreva-se! Programação do evento
Oportunidades de patrocínio LocalizaçãoContato
Últimas notícias Edição anteriorSiga-nos no Twitter