Inscreva-se já!
Os maiores nomes do mercado de Cloud Computing Em uma conferência recheada de
negócios, oportunidades e informações

Problemas da Amazon Cloud que levam a questões mais amplas de computação em nuvem

Foram necessárias várias nuvens para a ruptura de de uma delas. Além de interromper o fornecimento de energia a milhões de clientes no fim de semana, enormes tempestades ao longo da costa leste [dos EUA] também conseguiram interromper o fornecimento de energia para as instalações da Amazon na Virgínia do Norte, afetando assim seus serviços de nuvem. Netflix, Instagram e Pinterest passaram pela dolorosa experiência, juntamente com outras pequenas empresas que também dependem da infraestrutura de nuvem da Amazon para prestarem seus serviços.

Pela manhã do dia 2 de julho, o AWS Service Health Dashboard indicou que todos os aspectos do serviço operavam normalmente, incluindo as instalações no norte da Virginia. As outras empresas conseguiram restaurar seus respectivos serviços no fim de semana. A interrupção ilustra dois conceitos relacionados à computação em nuvem: em primeiro lugar, mesmo as mais resistentes nuvens são vulneráveis ​​aos extraordinários "fenômenos do mundo real" e, em segundo - e mais importante - que qualquer empresa que conta com a nuvem para operar seus serviços precisa estar ciente (e preparada) para esse fato.

Claro que existem maneiras de instalar mais redundância em ofertas de nuvem, como por exemplo o suporte de múltiplos data centers em locais geograficamente diversificados. No entanto, isso pode se provar bastante dispendioso, seja o cliente uma empresa construindo sua própria infraestrutura a partir do zero ou uma start-up financiando outra empresa para hospedar seus dados em sua nuvem. De fato, um estudo conduzido em março deste ano pelas empresas de serviços de nuvem StorageCraft e Symform descobriu que, das 600 empresas consultadas sobre seus hábitos de armazenamento, dois terços sentiam os custos associados com a nuvem ou sistemas de backup como um "problema". Apenas um terço dos entrevistados confiavam na nuvem como backup de dados primário ou secundário.

A questão sobre redundância na nuvem é cada vez mais importante, considerando o número de empresas adotando serviços em nuvem como uma maneira de economizar custos e tornar seus produtos essenciais mais flexíveis a seus clientes. McKinsey & Company recentemente estimou que os serviços de nuvem pública e privada globais iriam crescer de 11 bilhões de dólares em 2010 para algo entre 65 bilhões de dólares e 85 bilhões de dólares até 2015. Outros estudos têm reforçado a noção de uma nuvem de rápido crescimento; um recente estudo da Parallels situa o tamanho do atual mercado empresarial de pequeno e médio porte para os serviços em nuvem nos Estados Unidos em 15,1 bilhões dólares (com um adicional de 1,6 bilhões de dólares para negócios indiretos), prevendo que o número poderia crescer para 24,3 bilhões dólares até 2014.

Juntamente com o aumento da nuvem, porém, veio a percepção de que o tempo de inatividade é simplesmente um modo de vida. Na verdade, falta entre os grandes fornecedores de serviços em nuvem como Amazon e Google um levantamento a curto prazo da "ira" de seus clientes, mas isso é aparentemente traduzido como impacto mínimo no que se refere à adoção global da nuvem. "As empresas que deslocaram sua infraestrutura de serviços para a nuvem de repente perceberam que talvez não tivessem diversificado suficientemente seus riscos", escreveu o analista Roger Kay em 02 de julho. "A Amazon tem um programa de front-end interessante, que permite ao cliente escolher onde seus servidores ficarão hospedados. Em teoria, uma empresa iria pegar a diversificação geográfica equilibraria os riscos. Mas para um grande utilizador de serviços, ainda que bem distribuídos, como é o caso da Netflix, fica susceptível a ser afetado de qualquer forma, já que não pode diversificar seus riscos por completo", defende Kay.

Fonte: SlashCloud [em inglês].

Patrocinadores

Patrocinadores Diamond

UOL Host

Mandic

Patrocinadores Platinum

Rackspace

Patrocinadores Gold

Locaweb

Patrocinadores Silver

Red Hat

SuperMicro

Fusion-io

Neuwald

Patrocinadores Bronze

4Linux - Free Software Solutions

ServerLoft

ShapeBlue

 
Apoio:












Organização:



Promoção:


Mídia oficial:


Mídias de apoio:





Últimas Notícias

28/10/2013

A nova era Cloudnomics
Leia mais

22/10/2013

Para deter os EUA, Brasil e Europa negociam regras comuns para computação em nuvem
Leia mais

15/10/2013

Corretagem na nuvem é tendência para 2014
Leia mais

14/10/2013

CloudConf 2013 aproxima profissionais e fornecedores de serviços para cloud computing
Leia mais

04/10/2013

CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!
Leia mais

Outras notícias

Mapa do site
Sobre a CloudConf LatAm 2013 Inscreva-se! Programação do evento
Oportunidades de patrocínio LocalizaçãoContato
Últimas notícias Edição anteriorSiga-nos no Twitter