Inscreva-se já!
Os maiores nomes do mercado de Cloud Computing Em uma conferência recheada de
negócios, oportunidades e informações

Estudo sobre BYOD revela que 60% das redes admitem dispositivos externos

A Airtight, fornecedora de soluções de segurança para ambientes WiFi, divulgou essa semana os resultados de um estudo realizado com 316 profissionais das áreas TI e segurança de redes, com o objetivo de avaliar novas tendências de tecnologia e as ameaças para segurança de redes de empresas de todos os portes.

Sob o título “Qual é a sua relação com BYOD?” - do original em inglês "Bring Your Own Device" ou "Traga seu próprio dispositivo" - o estudo avaliou as opiniões desses profissionais sobre o quão difundida está a tendência do modelo BYOD nas organizações. O levantamento aborda também a atitude em relação ao hábito ou interesse dos funcionários em trazer seus próprios dispositivos pessoais para a rede, bem como os fatores associados à gestão e segurança em torno destas questões.
          
De acordo com Fernando Neves, presidente da AirTight, o modelo BYOD avança de forma inexorável, devido à enorme disseminação dos dispositivos móveis e também em função da necessidade de agilidade nos serviços de acesso e transações de dados nos ambientes corporativos. “O problema é que a segurança em ambientes WiFi ainda é o calcanhar de Aquiles das redes ligadas a negócios. Resolver e equacionar a questão da segurança é a condição básica para o amadurecimento do modelo BYOD”, resume ele.

Um dos apontamentos mais interessantes do estudo foi que 61% dos entrevistados disseram ver a tendência BYOD como uma oportunidade de redução de custos com TI e aumento da eficiência. Em contrapartida, o modelo também é visto como uma forte ameaça à segurança das empresas.

Quando questionados sobre o quão difundido é o uso de dispositivos externos dentro das empresas, mais de 86% dos entrevistados garantiram que já utilizam o modelo e apenas 11% afirmaram que não permitem dispositivos pessoais. O estudo completo feito pela AirTight pode ser encontrado neste link.

Outro dado apurado no documento é que 60% das empresas estão adaptando suas infraestruturas de TI para acomodar os dispositivos pessoais de seus funcionários ao invés de restringir o uso. “A partir das respostas obtidas, fica patente que a maioria das organizações está percebendo que impedir que os colaboradores tragam seus próprios dispositivos é uma batalha perdida,” afirma Pravin Bhagwat, CTO da AirTight. “iPhones, iPads, Androids e tablets, em geral, estão chegando para ficar nas organizações. Na cultura BYOD atual, a AirTight percebe que há três vezes mais dispositivos pessoais não gerenciados no ambiente de um cliente, do que dispositivos corporativos. A chave para manter a rede do cliente segura, é, justamente, gerenciar estes dispositivos.”   

A dificuldade de gerenciamento surge uma vez que usuários não autorizados precisam apenas das credenciais de logins das empresas para conectar seus dispositivos pessoais mesmo em redes seguras, como a WPA2/802.1x. Algo que pode ocorrer sem o conhecimento ou permissão do administrador, expondo a rede a ameaças de segurança e vazamento de dados.

“É importante para as empresas estar à frente dessa ameaça cada vez maior que são os dispositivos não gerenciados conectados às redes corporativas e entender os benefícios e recursos de diferentes tecnologias, como WIPS, NAC e MDM, para controlar tanto o uso de dispositivos pessoais como as ameaças advindas do uso desses dispositivos”, concluiu Bhagwat.

Fonte: Assessoria de imprensa da AirTight.

Patrocinadores

Patrocinadores Diamond

UOL Host

Mandic

Patrocinadores Platinum

Rackspace

Patrocinadores Gold

Locaweb

Patrocinadores Silver

Red Hat

SuperMicro

Fusion-io

Neuwald

Patrocinadores Bronze

4Linux - Free Software Solutions

ServerLoft

ShapeBlue

 
Apoio:












Organização:



Promoção:


Mídia oficial:


Mídias de apoio:





Últimas Notícias

28/10/2013

A nova era Cloudnomics
Leia mais

22/10/2013

Para deter os EUA, Brasil e Europa negociam regras comuns para computação em nuvem
Leia mais

15/10/2013

Corretagem na nuvem é tendência para 2014
Leia mais

14/10/2013

CloudConf 2013 aproxima profissionais e fornecedores de serviços para cloud computing
Leia mais

04/10/2013

CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!
Leia mais

Outras notícias

Mapa do site
Sobre a CloudConf LatAm 2013 Inscreva-se! Programação do evento
Oportunidades de patrocínio LocalizaçãoContato
Últimas notícias Edição anteriorSiga-nos no Twitter