Inscreva-se já!
Os maiores nomes do mercado de Cloud Computing Em uma conferência recheada de
negócios, oportunidades e informações

Eucalyptus Systems visa domínio no mercado de cloud privada

Marten Mickos é CEO da Eucalyptus Systems, fornecedora de soluções de infraestrutura privada como serviço (IaaS), e é também um entusiasta da computação em nuvem. A empresa lançou dias atrás a versão 3.1 de seu produto IaaS, com uma série de novas funcionalidades, opções de instalação melhoradas, e um renovado compromisso com o código livre. De acordo com Mickos, a nuvem em si deve ser o produto, devendo estar totalmente integrada com as tecnologias existentes, e ser facilmente atualizada, como qualquer outro produto. É, em suma, uma nova maneira de pensar a computação.

Não existem soluções "puras" de IaaS disponíveis hoje. As que existem, estão tentando fazer basicamente duas coisas: 1) atrair a atenção de possíveis clientes, e 2) ser totalmente compatível com a Amazon Web Services. A Eucalyptus tem uma vantagem sobre a concorrência em relação ao item 2, com a recente "bênção" da Amazon de disponibilizar seu produto IaaS para os interessados em uma nuvem privada.

Essa parceria rendeu dois ganhos específicos para a Eucalyptus, de acordo com Mickos: a Amazon avalia o trabalho da Eucalyptus para garantir a compatibilidade da API - um benefício não disponível para nenhum outro produto IaaS - sendo que ambas abordam os clientes no intuito de fornecer "A nuvem". Para clientes que necessitam de soluções de nuvens públicas e privadas, esta abordagem focada rende enormes frutos. E, para todos os outros casos, assegura que a Eucalyptus é o produto a ser escolhido sempre que houver a necessidade de se implementar uma nuvem privada.

"No MySQL, nós éramos os disruptores do 'velho'. Na Eucalyptus, somos os inovadores do 'novo'", desabafa Mickos. E destacou uma série de recursos da nova versão do Eucalyptus para ressaltar o alto nível e disponibilidade de serviço da plataforma, como templates FastStart para acelerar a prova de conceito das implementações, e uma abordagem mais holística para documentação e interface do usuário.

Enquanto muitas soluções IaaS se apresentam como soluções "one-size-fits-all" - algo como "um tamanho que serve para todos", na tradução livre - tanto para configurações de nuvens públicas como privadas, o Eucalyptus é focado estritamente em nuvem privada. A API se concentra na compatibilidade com a Amazon e, de acordo com Mickos, trabalha incansavelmente para garantir que as atualizações sejam realizadas sem esforço. A empresa realiza cerca de meio milhão de testes unitários internamente, e seu produto euTester permite que seus clientes construam seus próprios casos de teste.

"Nós temos uma grande vantagem sobre a concorrência em relação à nuvem híbrida", afirmou Mickos. "Tenho sido cético quanto à promessa de nuvens híbridas - a noção de que você pode facilmente mover cargas de trabalho a partir de uma nuvem privada para a Amazon Web Services e vice-versa". Ele admitiu que, atualmente, um número muito pequeno de seus clientes estavam realmente usando a Eucalyptus para esse fim, porém quase todos seus clientes exigem o recurso. De acordo com Mickos, a maioria deles não está disposta a se envolver com nuvens híbridas ainda, mas deseja saber que têm uma solução com a qual contar, quando chegar a hora.

Os principais concorrentes da Eucalyptus são a VMware vCloud Director e a Stack Cloud; E o executivo deixa de fora qualquer menção ao OpenStack, por considerá-lo uma plataforma de nuvem para o grande público, com futura distribuição Linux (que tem trabalhado para isso). Ou seja, sem intenções de nuvem privada associada ao produto. Contudo, assim como o OpenStack, o Eucalyptus é um software livre. É possível baixá-lo do GitHub e usá-lo imediatamente, sem pagar um centavo à empresa desenvolvedora. Mickos também não é um novato em modelos de negócio open source: prova disso é que a Eucalyptus Systems já levantou 55 milhões de dólares em financiamento.

Fonte: TechCrunch [em inglês].

Patrocinadores

Patrocinadores Diamond

UOL Host

Mandic

Patrocinadores Platinum

Rackspace

Patrocinadores Gold

Locaweb

Patrocinadores Silver

Red Hat

SuperMicro

Fusion-io

Neuwald

Patrocinadores Bronze

4Linux - Free Software Solutions

ServerLoft

ShapeBlue

 
Apoio:












Organização:



Promoção:


Mídia oficial:


Mídias de apoio:





Últimas Notícias

28/10/2013

A nova era Cloudnomics
Leia mais

22/10/2013

Para deter os EUA, Brasil e Europa negociam regras comuns para computação em nuvem
Leia mais

15/10/2013

Corretagem na nuvem é tendência para 2014
Leia mais

14/10/2013

CloudConf 2013 aproxima profissionais e fornecedores de serviços para cloud computing
Leia mais

04/10/2013

CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!
Leia mais

Outras notícias

Mapa do site
Sobre a CloudConf LatAm 2013 Inscreva-se! Programação do evento
Oportunidades de patrocínio LocalizaçãoContato
Últimas notícias Edição anteriorSiga-nos no Twitter