Inscreva-se já!
Os maiores nomes do mercado de Cloud Computing Em uma conferência recheada de
negócios, oportunidades e informações

A ascensão da "economia API" na nuvem

Aonde quer que se procure na web nos dias atuais, parece que há sempre alguém lançando novas interfaces de programação de aplicativos (APIs). Existem mais de 5 mil APIs documentadas na Internet, de acordo com algumas estimativas, e outras 5 mil com lançamento aguardado para até o final de 2012. Dentro de quatro anos, esse número poderia aumentar para mais de 30 mil APIs documentadas. Em outras palavras, tem-se provado impossível existir uma aplicação web que não inclua uma API que possa ser chamada por outro aplicativo.

O que isso significa? Poderíamos estar à beira de uma nova "era da programação" em computação na nuvem, onde os desenvolvedores poderiam usar dados dentro de um aplicativo sem a necessidade de mover seus dados para esse sistema. Essa abordagem pode fazer mais do que economizar em custos de armazenamento e de rede: é sem dúvida apenas através do uso dessas APIs que aplicativos em nuvem serão capazes de escalar verdadeiramente.

De fato, continua sendo impraticável mover grandes quantidades de dados em redes estendidas. Transportar discos rígidos de 1TB é inviável; a coisa mais prática a se fazer é expor uma API que, no mínimo, dará ao desenvolvedor um aplicativo que permitirá o acesso a um resumo desses dados.

APIs e Big Data

Como lojas maciças de dados (ou seja, de "big data") começaram a se popularizar no mercado, poderia tornar-se cada vez mais crítico encontrar um método eficaz de compartilhar o acesso a grandes conjuntos de dados através de redes via APIs. O valor real de qualquer aplicativo em nuvem pode acabar sendo diretamente proporcional ao número de outros aplicativos baseados em nuvem que invocam sua API; ou ainda o valor de negócio dos aplicativos que utilizam os dados que ela fornece.

Recentemente, a explosão de APIs levou a MuleSoft, fornecedora de software de middleware de aplicação, a lançar o Mule iON SaaS Edition, que oferece uma API de conexão a outros aplicativos através de um serviço gerenciado. A oferta, que compete com serviços semelhantes da Dell, Talend e Informatica, oferece aos desenvolvedores a capacidade de criar suas próprias APIs usando conexões da MuleSoft. "O objetivo final", disse o CTO da empresa, "não deve ser a transferência de dados através das redes de largura de banda restrita, mas sim facilitar o acesso aos dados através de APIs bem definidas."

Diferentes ecossistemas

Carter Lusher, analista-chefe de aplicativos empresariais na Ovum, uma empresa de pesquisa de mercado, sugere que diferentes tipos de ecossistemas estão começando a surgir na economia API. "Algumas organizações optam por publicar suas próprias APIs para criar um ponto de integração com outra empresa ou indivíduo", afirma ele. "Outras vão alavancar serviços de middleware para integrar suas ofertas com várias organizações através de um modelo hub ou spoke", concluiu. Enquanto isso, os desenvolvedores estão encontrando maneiras mais fáceis de integrar combinações de aplicativos, a fim de conduzir a novos processos de negócios ou de "reinventar" os já existentes.

Grande parte deste fenômeno, de acordo com Lusher, pode ser atribuído ao crescimento da Apple Store, que muitos desenvolvedores vêem como um modelo de distribuição altamente integrado de aplicativos leves. Esse modelo poderia finalmente colocar muita pressão sob suites tradicionais de aplicativos que dependem de servidores para a integração. A noção de uma web programável é uma das tendências mais promissoras de TI desta década. Mas, por incrível que pareça, a própria economia API pode existir muito antes da maioria das empresas nunca vir a perceber que estão realmente participando dela.

Fonte: SlashCloud [em inglês].

Patrocinadores

Patrocinadores Diamond

UOL Host

Mandic

Patrocinadores Platinum

Rackspace

Patrocinadores Gold

Locaweb

Patrocinadores Silver

Red Hat

SuperMicro

Fusion-io

Neuwald

Patrocinadores Bronze

4Linux - Free Software Solutions

ServerLoft

ShapeBlue

 
Apoio:












Organização:



Promoção:


Mídia oficial:


Mídias de apoio:





Últimas Notícias

28/10/2013

A nova era Cloudnomics
Leia mais

22/10/2013

Para deter os EUA, Brasil e Europa negociam regras comuns para computação em nuvem
Leia mais

15/10/2013

Corretagem na nuvem é tendência para 2014
Leia mais

14/10/2013

CloudConf 2013 aproxima profissionais e fornecedores de serviços para cloud computing
Leia mais

04/10/2013

CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!
Leia mais

Outras notícias

Mapa do site
Sobre a CloudConf LatAm 2013 Inscreva-se! Programação do evento
Oportunidades de patrocínio LocalizaçãoContato
Últimas notícias Edição anteriorSiga-nos no Twitter