Inscreva-se já!
Os maiores nomes do mercado de Cloud Computing Em uma conferência recheada de
negócios, oportunidades e informações

Windows Azure poderia ser gratuito para desenvolvedores e usuários

A Microsoft demonstra uma certa "ambição" de tornar livres alguns dos componentes do Windows Azure, sua tecnologia PaaS ("platform-as-a-service" ou "plataforma como serviço", na tradução livre) após anúncio de mudanças radicais para o serviço que intensificaram sua competição com a Amazon Web Services (AWS).

Bill Hilf, gerente geral da Microsoft para o Windows Azure, revelou que a empresa está pensando em tornar livres alguns recursos do Azure, em uma tentativa de incentivar sua adoção por parte de desenvolvedores. "Nós ainda queremos construir serviços PaaS [mas] podemos cobrar preços diferentes ou nem cobrarmos por eles", ponderou Hilf. Quando perguntado se a Microsoft pretenderia manter os preços para os componentes mais básicos de sua infraestrutura-como-serviço (IaaS) - leia-se: armazenamento, computação e largura de banda - atrelados aos preços praticados pela AWS, ele respondeu: "Queremos ser competitivos no mercado [de computação na nuvem]".

Ele sugeriu que a evolução dos preços poderia ficar para o próximo ano. Não explicitou uma data, apenas enfatizou: "Aposto em um ano a partir de agora que sua pergunta será modular, pelo menos no que se refere a outros serviços de plataforma".

A Microsoft deverá acompanhar atentamente o desenvolvimento de alguns dos componentes PaaS do Azure com a "ambição" de tornar alguns deles livres. Muito embora o executivo tenha revelado também que a empresa investiu bilhões de dólares no Azure e que todos os serviços executados tenham um custo, porém não os elevados custos de seus programas. 

Na semana passada, Microsoft modificou o Azure, permitindo aos desenvolvedores carregarem máquinas virtuais Linux em uma plataforma até então totalmente vinculada ao Windows. Isso deu ao serviço uma paridade tecnológica poderosa para competir com o atual líder da nuvem, a Amazon Web Services.

Fonte: ZDNet UK [em inglês].

Patrocinadores

Patrocinadores Diamond

UOL Host

Mandic

Patrocinadores Platinum

Rackspace

Patrocinadores Gold

Locaweb

Patrocinadores Silver

Red Hat

SuperMicro

Fusion-io

Neuwald

Patrocinadores Bronze

4Linux - Free Software Solutions

ServerLoft

ShapeBlue

 
Apoio:












Organização:



Promoção:


Mídia oficial:


Mídias de apoio:





Últimas Notícias

28/10/2013

A nova era Cloudnomics
Leia mais

22/10/2013

Para deter os EUA, Brasil e Europa negociam regras comuns para computação em nuvem
Leia mais

15/10/2013

Corretagem na nuvem é tendência para 2014
Leia mais

14/10/2013

CloudConf 2013 aproxima profissionais e fornecedores de serviços para cloud computing
Leia mais

04/10/2013

CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!
Leia mais

Outras notícias

Mapa do site
Sobre a CloudConf LatAm 2013 Inscreva-se! Programação do evento
Oportunidades de patrocínio LocalizaçãoContato
Últimas notícias Edição anteriorSiga-nos no Twitter