Inscreva-se já!
Os maiores nomes do mercado de Cloud Computing Em uma conferência recheada de
negócios, oportunidades e informações

Larry Ellison, CEO da Oracle, detalha a Oracle Cloud

Larry Ellison descreveu ambiente da Oracle como fruto de 7 anos de trabalho, construído sob investimento considerável e milhares de horas de engenharia. Mas, parece ter valido a pena: a nuvem da Oracle deverá acolher mais de 100 aplicações empresariais. "Nós não somos um fornecedor de nicho. Nós fornecemos tudo isso em um conjunto abrangente de aplicativos", disse Ellison, durante apresentação do produto na semana passada. A empresa pretende tentar o mais difícil dos truques, mesmo para um conglomerado gigante da tecnologia: estabelecer uma presença considerável e abrangente em um novo espaço, mantendo suas posições comerciais em áreas originalmente ocupadas por gigantes financeiros.

Os recursos da nuvem da Oracle incluem um Social Relationship Management. Sobre ele, afirma Allison: "é um pouco diferente do relacionamento com o cliente, já que nos permite trabalhar com as pessoas antes que elas sejam clientes, a fim de construir as relações primeiro para que depois se tornem clientes".

Os clientes também podem usar a nuvem da Oracle para instalar lojas no Facebook ou gerenciar serviços de redes sociais como Twitter e sites de fornecedores. Serviços de análise embutidos na plataforma incluem a habilidade de minerar dados das mídias sociais. Para as empresas mais interessadas em processos pesados ​​de negócios, a Oracle tem oferecido seu banco de dados Oracle e Java como plataforma de serviços.

A Oracle recentemente adquiriu duas empresas especializadas em marketing social: a Intelecto Coletivo, fornecedor de software de inteligência social cloud-based que permite aos clientes monitorar e responder conversas em redes sociais como o Facebook e o Twitter; e a Vitrue, plataforma de marketing social e engajamento. Essas aquisições, ambas concretizadas nas últimas semanas, provavelmente ainda não encontraram seu caminho na nuvem da Oracle. No entanto, a Oracle tem claramente utilizado outros ativos para caracterizar sua nuvem sob forte presença social.

Prudente, Larry enfatizou também a segurança da nuvem, descrevendo-a como "refinada" e garantindo que os dados dos clientes não estarão misturados uns com os outros. Também enfatizou sua intolerância a falhas. A demonstração da nuvem foi focada em marcar a presença online da Oracle, fazendo uso da função "arrastar" e "soltar" das ferramentas disponíveis. Durante a apresentação, ele destacou a facilidade de utilização da plataforma por parte de empresários e usuários finais que podem não possuir habilidades para programação.

"Nossa nuvem é elástica assim como a nuvem da Amazon. Acho que em nível de plataforma a Oracle Cloud é bastante similiar à da Amazon. Quando um cliente precisa de mais capacidade, nós providenciamos outra máquina virtual; a maioria de nossos concorrentes não dão a você a capacidade adicional quando necessário", disse Ellison. Ele aproveitou também para alfinetar seus principais concorrentes, incluindo a SAP e a Salesforce, embora tenha de certa forma poupado a Microsoft, que também está movendo serviços para a nuvem de forma maciça com serviços como o Azure e o Office 365. Foi uma apresentação um tanto agressiva e notável, considerando a relutância tradicional da Oracle em mergulhar no ambiente da nuvem com o mesmo entusiasmo de alguns de seus rivais.

Apesar da hesitação, tem havido sinais de que Ellison preparou-se tardiamente para o conceito de computação em nuvem. Durante uma entrevista em 30 de maio passado para a AllThingsD, ele disse a uma jornalista que a nuvem é "uma marca carismática". Uma notável diferença de seu discurso de 2008, quando chamou a obsessão da indústria de tecnologia pela computação em nuvem como sendo algo "completamente sem sentido" e um tanto "insano".

Fonte: SlashCloud [em inglês].

Patrocinadores

Patrocinadores Diamond

UOL Host

Mandic

Patrocinadores Platinum

Rackspace

Patrocinadores Gold

Locaweb

Patrocinadores Silver

Red Hat

SuperMicro

Fusion-io

Neuwald

Patrocinadores Bronze

4Linux - Free Software Solutions

ServerLoft

ShapeBlue

 
Apoio:












Organização:



Promoção:


Mídia oficial:


Mídias de apoio:





Últimas Notícias

28/10/2013

A nova era Cloudnomics
Leia mais

22/10/2013

Para deter os EUA, Brasil e Europa negociam regras comuns para computação em nuvem
Leia mais

15/10/2013

Corretagem na nuvem é tendência para 2014
Leia mais

14/10/2013

CloudConf 2013 aproxima profissionais e fornecedores de serviços para cloud computing
Leia mais

04/10/2013

CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!
Leia mais

Outras notícias

Mapa do site
Sobre a CloudConf LatAm 2013 Inscreva-se! Programação do evento
Oportunidades de patrocínio LocalizaçãoContato
Últimas notícias Edição anteriorSiga-nos no Twitter