Inscreva-se já!
Os maiores nomes do mercado de Cloud Computing Em uma conferência recheada de
negócios, oportunidades e informações

Governo dos Estados Unidos economiza bilhões com adoção da nuvem

MeriTalk é uma comunidade online de profissionais de TI federais dos Estados Unidos que objetiva a colaboração público-privada e melhores práticas na área. Em um estudo sobre a adoção de cloud computing, 108 profissionais de TI do governo foram questionados sobre quanto de seus orçamentos poderia ser poupado com a implementação de tecnologias na nuvem. A média de 7%, deduzida a partir do ano fiscal do governo em 2013, com orçamento estimado em 78,9 bilhões dólares, traduziu-se em cerca de 5,5 bilhões de dólares de economia em recursos públicos para TI norte-americana. Os respondentes também relevaram que dedicariam 11% dos seus orçamentos de TI para projetos na nuvem, o que elevaria os gastos federais em cloud para 8,7 bilhões de dólares.

MeriTalk também desenvolveu calculadora de economia em cloud para os escritórios do governo. O estudo utilizou informações do orçamento abatidos dos usuários para determinar o quanto eles poderiam ter economizado ao longo dos últimos três anos. Com certeza esses números são menos concretos, mas de acordo com MeriTalk o governo federal poderia ter economizado em média até 15% do seu orçamento para o departamento de TI - ou cerca de 12 bilhões de dólares por ano - adoptando a tecnologia ne nuvem de maneira mais ampla. Para este feito, 70% dos entrevistados disseram esperar um aumento dos pedidos de aplicativos cloud ao longo dos próximos dois anos.

Os entrevistados citaram a consolidação de datacenter como a fonte número 1 da economia apresentada, seguida da adoção de tecnologias na nuvem. As agências governamentais são particularmente adequadas para compartilhar aplicativos hospedados, assim como "comunidades" de infra-estruturas na nuvem, caso seja possível haver padronização e cooperação suficientes para implementá-las. Os entrevistados foram questionados sobre qual conselho dariam a parlamentares do congresso norte-americano para conduzir à adoção da nuvem. Um engenheiro de sistemas federal respondeu: "Permitir maior cooperação inter-agências e compartilhamento de equipamentos." Outro diretor de TI sugeriu a redução de aplicativos e sistemas redundantes".

Quando perguntados a respeito dos obstáculos à adoção da nuvem, 85% dos respondentes citaram a segurança. A questão cultural veio em um distante segundo lugar (38%), seguido por preocupações de nível de serviço (32%). Isso reforça a tendência geral sobre a percepção da tecnologia na nuvem: é de certa forma alarmante que os profissionais de TI do governo norte-americano também pensem assim. Então, novamente, profissionais de TI do governo dos Estados Unidos precisam fazer da segurança sua prioridade máxima. Um supervisor de TI federal citado na pesquisa observou: "devemos contrabalançar quaisquer pensamentos de economia com a garantia de que os dados estarão seguros. Muitos dos dados federais estão em um nível de segurança extremamente elevado".

Steve O'Keeffe, fundador da MeriTalk, rebateu esse argumento em um artigo sobre a pesquisa: "há algumas dúvidas sobre a segurança, claro, mas a verdade é que eu não vi até agora uma pesquisa que mostre que um ambiente corporativo tradicional seja mais seguro do que um ambiente de nuvem", replicou ele.

Em última análise, as preocupações de segurança serão dissipadas, e os escritórios do governo norte-americano irão adotar mais tecnologias baseadas em nuvem, e isso simplesmente porque a economia versus ganhos de eficiência são fatores que não poderão ser ignorados. É o que esboça uma afirmação do senador Tom Carper em comunicado de imprensa da MeriTalk: "a administração Obama tem feito progressos notáveis ​​em seus esforços para reduzir gastos desnecessários com TI, mas ainda temos mais trabalho a fazer. É por isso que é tão importante mantermos essa dinâmica e seguir em frente com a iniciativa de cloud computing do governo federal. Consolidar os centros federais de dados e mover o governo para tecnologias mais baratas e "leves", como a nuvem, pode proporcionar melhores resultados ao povo americano, por menos dinheiro".


Fonte: theITpro [Em inglês].

Patrocinadores

Patrocinadores Diamond

UOL Host

Mandic

Patrocinadores Platinum

Rackspace

Patrocinadores Gold

Locaweb

Patrocinadores Silver

Red Hat

SuperMicro

Fusion-io

Neuwald

Patrocinadores Bronze

4Linux - Free Software Solutions

ServerLoft

ShapeBlue

 
Apoio:












Organização:



Promoção:


Mídia oficial:


Mídias de apoio:





Últimas Notícias

28/10/2013

A nova era Cloudnomics
Leia mais

22/10/2013

Para deter os EUA, Brasil e Europa negociam regras comuns para computação em nuvem
Leia mais

15/10/2013

Corretagem na nuvem é tendência para 2014
Leia mais

14/10/2013

CloudConf 2013 aproxima profissionais e fornecedores de serviços para cloud computing
Leia mais

04/10/2013

CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!
Leia mais

Outras notícias

Mapa do site
Sobre a CloudConf LatAm 2013 Inscreva-se! Programação do evento
Oportunidades de patrocínio LocalizaçãoContato
Últimas notícias Edição anteriorSiga-nos no Twitter