Inscreva-se já!
Os maiores nomes do mercado de Cloud Computing Em uma conferência recheada de
negócios, oportunidades e informações

Bom desempenho na nuvem é fundamental para operações essenciais na área de TI

Uma pesquisa realizada pela Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) revelou que as preocupações associadas ao desempenho (estabilidade, tempo de resposta, disponibilidade de ponta a ponta) são os fatores que mais inibem a adoção de serviços de nuvem pelas empresas. Os responsáveis pela tomada de decisões na área de Tecnologia da Informação (TI) identificaram o desempenho como o aspecto mais importante das soluções de nuvem que precisa ser melhorado. As outras grandes preocupações citadas incluem segurança, custo e facilidade de uso. O que está em jogo é o mercado global de serviços na nuvem, que deve crescer em US$ 177 bilhões até 2015, de acordo com a Gartner Research.

O estudo de mercado foi realizado com a participação de 3.886 tomadores de decisões de TI em empresas multinacionais de tecnologia de médio e grande porte localizadas em sete países (Estados Unidos, Reino Unido, França, Índia, Coréia do Sul, Taiwan e Hong Kong). Apesar de mostrar a rápida adoção de serviços na nuvem por grandes empresas em diversos setores do mercado, o estudo também ressalta deficiências nos serviços de nuvem pública atuais, com destaque para os riscos relacionados à disponibilidade e à qualidade do serviço:

- Dois terços dos responsáveis por tomar decisões de TI não utilizam a nuvem para seus aplicativos comerciais essenciais, pois temem que o serviço fique indisponível;
- 46% dos entrevistados consideram que o sistema atual de serviços de nuvem apresenta atrasos inaceitáveis;- Um em cada quatro queixou-se de que não existe um caminho simples para a resolução quando os acordos de nível de serviço (SLAs) não são cumpridos;
- Dois em cada cinco tomadores de decisões de TI relataram que o serviço fica indisponível com frequência ou por longos períodos. 

A relutância em adotar a nuvem foi mais alta nos setores financeiro, de seguros, de saúde e do governo – segmentos em que o desempenho e a segurança são requisitos essenciais para os aplicativos e serviços. Mesmo assim, 44% dos departamentos de TI entrevistados estão otimistas, pois acreditam que os pontos fracos dos serviços de nuvem atuais serão resolvidos e esperam aumentar o uso dos mesmos nos próximos três anos.

Dor Skuler, vice-presidente de Soluções de Nuvem da Alcatel-Lucent, afirmou: “Nem todas as nuvens são criadas da mesma maneira. Uma empresa de grande porte típica suporta entre 250 e 750 aplicativos de TI; portanto, antes de decidir transferi-los para a nuvem, precisa ter certeza de que a migração será tranquila. Precisa estar certa de que obterá eficiências substanciais, de que os riscos operacionais são mínimos, de que será fácil de usar e de que o desempenho da nuvem é garantido pelos acordos de nível de serviço. Os provedores de serviços de comunicação estão aptos a atenderem a essas expectativas. Mediante a orquestração e otimização dos ativos dentro de suas redes e da própria rede, podem satisfazer as rigorosas demandas de oferta de serviços de nuvem por parte de consumidores e empresas".

A confiança foi citada como um dos fatores de compra mais importantes para os tomadores de decisões de TI, em todos os setores do mercado. O estudo constatou que os provedores de serviços de rede tinham, em geral, um desempenho melhor que o da Amazon e do Google no quesito de fonte confiável de serviços de nuvem.

Atualmente, as empresas dependem de provedores de serviços de comunicação para terem conectividade comercial. Na maioria das vezes, isso é respaldado por SLAs com garantia. Os relacionamentos existentes e o histórico de desempenho comprovado colocam os provedores de serviços de comunicação na posição ideal para aumentar a qualidade e a confiabilidade dos serviços de nuvem empresarial.

O estudo revelou que, em todas as regiões, os responsáveis pela tomada de decisões na área de TI estão dispostos a pagar por uma solução de nuvem de alto desempenho e de última geração. Na verdade, um serviço de nuvem carrier-grade (extremamente confiável, testado e aprovado por suas capacidades) é quatro vezes mais atraente para os tomadores de decisões de TI e tem o potencial de gerar uma receita dez vezes maior que os serviços de nuvem existentes. Porém, para aproveitarem essa oportunidade ao máximo, os provedores de serviço precisam oferecer uma solução de nuvem fácil de usar que consiga dar suporte a configurações de rede complexas, VPN e outros serviços, além de largura de banda garantida e entrega rápida.

 
Para mais informações sobre a pesquisa, acesse: http://www2.alcatel-lucent.com/knowledge-center/cloud/ITDM-study.php.

Fonte: Assessoria de imprensa Alcatel-Lucent. 

Patrocinadores

Patrocinadores Diamond

UOL Host

Mandic

Patrocinadores Platinum

Rackspace

Patrocinadores Gold

Locaweb

Patrocinadores Silver

Red Hat

SuperMicro

Fusion-io

Neuwald

Patrocinadores Bronze

4Linux - Free Software Solutions

ServerLoft

ShapeBlue

 
Apoio:












Organização:



Promoção:


Mídia oficial:


Mídias de apoio:





Últimas Notícias

28/10/2013

A nova era Cloudnomics
Leia mais

22/10/2013

Para deter os EUA, Brasil e Europa negociam regras comuns para computação em nuvem
Leia mais

15/10/2013

Corretagem na nuvem é tendência para 2014
Leia mais

14/10/2013

CloudConf 2013 aproxima profissionais e fornecedores de serviços para cloud computing
Leia mais

04/10/2013

CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!
Leia mais

Outras notícias

Mapa do site
Sobre a CloudConf LatAm 2013 Inscreva-se! Programação do evento
Oportunidades de patrocínio LocalizaçãoContato
Últimas notícias Edição anteriorSiga-nos no Twitter