Inscreva-se já!
Os maiores nomes do mercado de Cloud Computing Em uma conferência recheada de
negócios, oportunidades e informações

O futuro - ainda "nublado" - do backup e recuperação de dados

Cada vez mais as organizações têm olhado para a nuvem como o melhor lugar para fazer backup e recuperação de dados. Essa abordagem pode reduzir a necessidade de provisionamento de armazenamento local, poupando os profissionais de TI de algumas operações complexas (e dores de cabeça a elas associadas). Além disso, como o data center físico que apoia a nuvem normalmente está localizado em uma região geográfica diferente da empresa que fornece os dados, há uma boa chance de que qualquer evento catastrófico que pudesse afetar a empresa não afetaria seu data center (ou os dados nele armazenados).

Uma nova classe de serviços em nuvem, contudo, tem surgido para coibir essa dependência tradicional de backup e recuperação de dados: a ideia central aqui é que, pela execução de uma instância virtual duplicada de um aplicativo em um data center remoto, os usuários não precisariam mais fazer backup de arquivos de rede, ou esperar uma eternidade até que os arquivos pudessem ser recuperados através de uma rede ampla; em vez disso, eles podem simplesmente acessar a duplicata em questão de segundos.

Um desses serviços é o rCloud, que hospeda uma réplica do ambiente de TI do cliente na nuvem, permitindo-o recuperar rapidamente qualquer aplicativo. Esses mesmos usuários também podem testar novos aplicativos no rCloud para avaliar qualquer impacto que possa haver em seus sistemas legados. 

Sri Pinnaka, CEO da Ntire TI LLC, desenvolveu uma plataforma que fornece serviços de cobrança na região de São Francisco. Pinnaka afirma que, como o serviço não eliminou por completo a necessidade de um backup local, o número de casos em que os clientes exigem um backup local foi drasticamente reduzido. "Uma das coisas que mais gosto é o teste realizado quando algo é movido para a plataforma. E, se há um problema, eles me enviam um alerta a respeito. Pois lá se foram os dias em que a maioria das organizações de TI descobriam que um arquivo de backup estava corrompido somente quando mais precisavam acessá-lo", resume ele. 

Nem todo mundo concorda, no entanto, que o backup local está morto. O que se faz realmente necessário é uma nova abordagem para backup na nuvem. Ao invés de depender de um único e remoto centro de dados, empresas como a de Pinnaka defendem uma arquitetura peer-to-peer que permita uma distribuição dos dados de forma mais rentável em uma rede de data centers.

Um dos principais defensores desse tipo de abordagem é a Symform, que acaba de formar um fundo de 11 milhões de dólares para financiamento de projetos cloud-based nos Estados Unidos. Matthew Schiltz, o CEO, sugere que replicar o ambiente de produção total na nuvem é uma proposta bastante onerosa, e que a melhor estratégia consistiria em se criar uma rede de armazenamento composta por data centers que disponibilizariam o excedente de armazenamento local de forma gratuita ou a uma taxa fixa.

Uma recente pesquisa da Symform, realizada com 600 profissionais de TI, sugere que enquanto o interesse no armazenamento em nuvem estiver em alta, haverá crescentes preocupações sobre a quantidade de dados que precisam ser armazenados, bem como os custos associados ao armazenamento. "Essas preocupações com custos têm entravado a adoção do armazenamento em nuvem", diz Schiltz.

Ainda que os dados sejam simplesmente copiados para a nuvem ou que ambientes de produção inteiros sejam replicados, há uma série de opções que vão bem além do que a maioria das organizações pensam quando se trata de armazenar dados na nuvem nos dias atuais: embora essas escolhas possam não ser boas para todos os casos, elas revelam que backup e recuperação, como tudo o mais na era da nuvem, têm evoluído rapidamente.

Fonte: Slashdot [em inglês].

Patrocinadores

Patrocinadores Diamond

UOL Host

Mandic

Patrocinadores Platinum

Rackspace

Patrocinadores Gold

Locaweb

Patrocinadores Silver

Red Hat

SuperMicro

Fusion-io

Neuwald

Patrocinadores Bronze

4Linux - Free Software Solutions

ServerLoft

ShapeBlue

 
Apoio:












Organização:



Promoção:


Mídia oficial:


Mídias de apoio:





Últimas Notícias

28/10/2013

A nova era Cloudnomics
Leia mais

22/10/2013

Para deter os EUA, Brasil e Europa negociam regras comuns para computação em nuvem
Leia mais

15/10/2013

Corretagem na nuvem é tendência para 2014
Leia mais

14/10/2013

CloudConf 2013 aproxima profissionais e fornecedores de serviços para cloud computing
Leia mais

04/10/2013

CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!
Leia mais

Outras notícias

Mapa do site
Sobre a CloudConf LatAm 2013 Inscreva-se! Programação do evento
Oportunidades de patrocínio LocalizaçãoContato
Últimas notícias Edição anteriorSiga-nos no Twitter