Inscreva-se já!
Os maiores nomes do mercado de Cloud Computing Em uma conferência recheada de
negócios, oportunidades e informações

Características essenciais da computação em nuvem

Um grupo de estudo da Universidade de Berkeley, na Califórnia, publicou um artigo sobre as vantagens que a computação em nuvem oferece no que diz respeito ao hardware. E aproveitou também para desmistificar alguns conceitos, como o de que a nuvem seria apenas "mais do mesmo". Ou ainda um modismo de marketing a serviço de grandes corporações do setor. Três pontos levantados pelo grupo merecem destaque:

- Empresas provedoras do serviço podem levar seus consumidores a imaginar que haja suporte para níveis "infinitos" aos quais a nuvem possa chegar no futuro. No entanto, por conta da configuração da nuvem, não há a necessidade de se preocupar com isso indo atrás de enormes provedores: uma vez que os recursos são compartilhados entre muitos usuários, quando um aplicativo não está consumindo muitos recursos, outro aplicativo poderá aproveitar os recursos não utilizados, se necessário, e assim sucessivamente.

- Usuários de computação em nuvem não têm a necessidade de manter um compromisso prévio com esse tipo de serviço, o que levaria empresas do tipo "start-ups" a se beneficiar de todos os recursos disponíveis sem a necessidade de construir uma configuração própria de hardware. Com isso, além de poupar investimento, podem empregar mais tempo no desenvolvimento de seus negócios.

- O terceiro ponto está de certa forma atrelado ao segundo, ou seja, paga-se apenas pelos recursos que se deseja utilizar, e por um curto período de tempo. Isso significa que é possível cortar custos e gerir recursos de forma enxuta e otimizada. Outra grande vantagem para as start-ups.

Do ponto de vista de hardware, esses três pontos revelam o quanto a nuvem pode beneficiar todos os tipos de negócios. Enquanto provedores de cloud computing concentram-se na criação de recursos de computação, desenvolvedores podem voltar-se para a construção de grandes aplicativos. Outro ponto importante que vem à tona com a computação em nuvem é o desenvolvimento ágil (ou "Agile Development", do original em inglês). Desenvolve-se um produto rapidamente mas se o produto fracassar ou se for necessário tomar um caminho diferente no planejamento, por exemplo, o impacto em termos de custo não será tão elevado. O mesmo vale para o hardware, caso o produto se torne um sucesso e cresça rapidamente no mercado. 

Preocupação com a segurança

Um equívoco comum das empresas é concluir que a migração de seus sistemas para a nuvem acarretaria em um sacrifício de questões pertinentes à segurança da informação. A preocupação não é infundada, mas exagerada: algumas medidas podem ser tomadas para evitar que os dados caiam em mãos erradas. Uma opção é criptografar todos os dados que estão armazenados na nuvem. Com um algoritmo de criptografia bom, ninguém será capaz de acessar dados armazenados na nuvem com a tecnologia que possuímos hoje. Outra opção seria usar dados auto-descritivos, que determinariam se usuário ou processo teriam privilégios suficientes de permissão de acesso. E sempre vale lembrar que muitas organizações não seriam capazes de criar um ambiente totalmente seguro para seus dados de qualquer maneira. Isso é uma ilusão. O que possibilita aos provedores de cloud computing ter em mãos um incentivo a mais para fornecer um ambiente o seguro possível para seus clientes. Afinal, se for verificado que a nuvem fornecida não é segura, seus clientes irão abandoná-los imediatamente.

Fonte e mais referências sobre o assunto: MU MS Computing

Patrocinadores

Patrocinadores Diamond

UOL Host

Mandic

Patrocinadores Platinum

Rackspace

Patrocinadores Gold

Locaweb

Patrocinadores Silver

Red Hat

SuperMicro

Fusion-io

Neuwald

Patrocinadores Bronze

4Linux - Free Software Solutions

ServerLoft

ShapeBlue

 
Apoio:












Organização:



Promoção:


Mídia oficial:


Mídias de apoio:





Últimas Notícias

28/10/2013

A nova era Cloudnomics
Leia mais

22/10/2013

Para deter os EUA, Brasil e Europa negociam regras comuns para computação em nuvem
Leia mais

15/10/2013

Corretagem na nuvem é tendência para 2014
Leia mais

14/10/2013

CloudConf 2013 aproxima profissionais e fornecedores de serviços para cloud computing
Leia mais

04/10/2013

CloudConf 2013: assista aos vídeos das palestras!
Leia mais

Outras notícias

Mapa do site
Sobre a CloudConf LatAm 2013 Inscreva-se! Programação do evento
Oportunidades de patrocínio LocalizaçãoContato
Últimas notícias Edição anteriorSiga-nos no Twitter